Como cuidar da orquídea Zygopetalum

Zygopetalum mackayi8

A Orquídea Zygopetalum é uma planta das florestas úmidas tropicais do Brasil. Embora não seja tão comum, seu cultivo é bastante fácil, pelo que está adquirindo cada vez mais popularidade.

Nome comum: Zygopetalum Orchid

Nome científico: Zygopetalum spp.

Família: Orquidáceas (Orchidaceae)

Origem: Brasil

Localização: interior

Floração: primavera e outono

Luz: muito brilhante

Irrigação: Moderada, evite o encharcado

Fertilizante: fertilizante em flor

Descrição da orquídea zygopetalum

É composto por uma pequena floresta densa formada por vários pseudobulbos basais a partir dos quais emergem as folhas de tamanho médio e com forma ligeiramente curva. Aderidos ao pseudobulbo basal emergem as hastes de flores curtas que geralmente têm entre quatro a seis flores de formas vistosas. Existem muitas variedades diferentes, com flores coloridas não muito chamativas, mas com desenhos decorativos e interessantes. É muito fácil  e veja   como cuidar de orquídeas .

Luz e temperatura da orquídea zygopetalum

Zygopetalum, como a maioria das orquídeas, exige muita temperatura leve e constante. Coloque-o perto de uma janela, mas evite o sol direto que pode causar queimaduras nas folhas pelo efeito de aumento que ocorre ao cruzar o vidro.

Irrigação da orquídea zygopetalum

Vamos regá-lo periodicamente, sem deixá-lo ficar completamente seco e, em seguida, certifique-se de que o excesso de água é retirada do prato. As folhas devem ser pulverizadas diariamente.

Dicas para o crescimento da orquídea zygopetalum

O Zygopetalum é uma orquídea grata que cresce bastante rapidamente. Quando você percebe que um pequeno pseudobulbo está se formando, deixa de regar a planta por três semanas. O pseudobulbo da base da planta atua como um reservatório de água, de modo que sua acumulação excessiva pode apodrecer. Portanto, mantenha este conselho em mente e, assim que você observar a criação de novas lâmpadas, não molhe durante 3 semanas. O caule da flor deve ser inserido. Ao plantar e transplantar usa um substrato especial para orquídeas.