Como funciona o ar condicionado?

Images 1

Em clima quente, se não fosse  o nosso ar condicionado, não poderia estar dentro do carro sem suar como se estivéssemos correndo uma maratona. Muitas vezes só nos lembramos de sua manutenção quando não funciona mais, mas sempre que levamos o carro para a revisão devemos verificar se não há perdas e se o seu funcionamento é ideal. O ar condicionado não é apenas um extra para ir fresquinho, também poderíamos dizer que é uma parte importante da segurança do nosso veículo, já que o calor excessivo provoca uma sensação de cansaço muito mais pronunciado, ou pior ainda como tonturas.

Para que, a partir de agora, tenha em mente a importância do ar condicionamento  , explicaremos em linhas como isso funciona.Para que, a partir de agora, tenha em mente a importância da climatização de ambientes residenciais e comerciais, explicaremos em linhas gerais não só como funciona um ar condicionado, mas também a necessidade de um plano de manutenção periódica e controle de qualidade do ar, o pmoc , feito por um técnico qualificado. Esse plano garante não só o bem estar de um ar condicionado, mas a qualidade do ar e evita multas da ANVISA.

Para entender o processo, devemos saber que o circuito de ar condicionado é um circuito totalmente selado. Isso porque seu principal componente é um gás, que por meio de uma compressão mecânica altera o estado gasoso para o líquido, produzindo uma reação que produz ar frio. Vamos explicar mais devagar.

Um compressor retira o gás refrigerante do circuito e o comprime passando através de uma bobina chamada condensador. Esse gás sob pressão deixa seu estado gasoso e se torna líquido. Devido a esta mudança de estado, o líquido adquire uma temperatura que é reduzida devido ao ar que vem do exterior através dos ventiladores.

Esse líquido atinge a válvula de expansão, onde, em um instante, aumenta significativamente o volume retornando ao seu estado gasoso. Essa nova mudança faz o gás esfriar muito mais. O gás frio passa por outro radiador que fica logo após o filtro de ar que vem do lado de fora do veículo e logo antes das grades de ventilação. O ar que vem do exterior é resfriado graças ao evaporador e é introduzido por um ventilador dentro do interior.

Esse ciclo continua se repetindo até que desligamos o ar condicionado, para que o consumo do veículo aumente consideravelmente, pois este é um processo que requer muita energia. Na verdade, estima-se que o consumo aumenta entre 5% e 20%, e não apenas isso, em carros que não são muito poderosos, podemos observar como isso afeta o desempenho do veículo ao acelerar.

Por tudo isto, explicamos que é muito importante chegar a tempos quentes com o ar condicionado em perfeitas condições. Nós não vamos passar o calor e, a longo prazo, vamos economizar.