O QUE É ARDUINO?

Download 5

Arduino é uma placa programável com saídas digitais e analógicas, cujo baixo custo o torna ideal para iniciantes ou para projetos menores de automação residencial em eletrônica e robótica. Isto significa que temos um pequeno "robô" capaz de receber informações do ambiente (sensores) e executar ações (atuadores, motores...) como nós introduzimos um programa com um computador, e pode funcionar de forma autônoma.

Para se ter ideia até pouco antes de aparecer o Arduino, robôs comerciais / industriais com uma capacidade semelhante chegaram a custar algumas centenas de euros. Este tipo de robô é usado ​​para interagir e controlar todos os tipos de sistemas, desde a construção de serviços (HVAC, bombas), instalações industriais, veículos ou qualquer sistema físico que precisa ser controlado eletronicamente.

Arduino é flexível, e fiável. Então, por que disse em projetos domésticos? Por que não em aplicações comerciais ou industriais? É algo que em algum momento você pode ser tentado, na verdade sabemos que as pessoas querem obter produtos comerciais que são baseados no Arduino.

Mas tudo o que aprendeu sobre eletrônica, automação, programação e telecomunicações, você pode aplicar diretamente e facilmente em caso de ter que usar um controlador mais caro, de modo que Arduino é uma plataforma excelente para a prática e aprendizagem. Além disso, vai trazer horas de diversão fazendo seus projetos em robótica e eletrônica, o que é sempre muito bom.

QUE MODELO DE ARDUINO COMPRAR?

Existem muitos modelos Arduino disponíveis, o que pode ser um pouco confuso para novos usuários. Quando vamos escolher se trata de escolher é que olhamos para o número de entradas e saídas que você tem, especialmente o analógico, já que são eles que geralmente restringem nosso projeto. A seguir você pode ver os modelos Arduino mais comuns, com seus recursos mais importantes e um preço de referência, comprando-os no eBbay ou no AliExpress, procurando vendedores chineses internacionais.

O mais normal é que, para começar, você use um Arduino UNO r3. Este é o modelo mais comum e é a placa que você vai usar como de costume. Para certos grandes projetos que exigem a manipulação de um grande número de motores ou servomotores (robôs, máquinas CNC, impressoras 3D) podem ser necessários manusear um modelo com mais saídas, especialmente o analógico. Neste caso, é normal usar um Arduino MEGA r3.

Por sua vez, o modelo Mini 05 é um modelo para usuários avançados. É uma placa de apenas 2,5 € e um tamanho muito pequeno, concebido para aplicações finais, ou seja, quando você deixa a placa permanentemente conectada (e, portanto, você vai "perder"). Ele vem sem terminais de conexão, você tem que soldá-los e para programá-lo é necessário um adaptador USB FTDI que custa € 3,5. Está em nível de especialista e é praticamente a única placa modelo que você vai usar, porque, em caso de necessidade de um grande número de entradas ou saídas, é mais econômico para formar uma rede de três ou quatro placas mini, e obter uma capacidade MEGA.

Portanto, recomendação final. Compre um Arduino UNO, que será sua placa de desenvolvimento padrão. Quando você estiver avançado, compre um ou dois Arduino Mini, junto com o programador. E somente para projetos específicos onde o UNO é muito pequeno, e se você não quer complicar sua vida fazendo redes Arduinos Mini, ou se você precisa usar as portas seriais adicionais, você pode usar um MEGA.